sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O DNA das ideias.

A memética é uma ciência jovem e hipotética sobre a eterna competição entre os memes.
Essa intrigante e revolucionária teoria sustenta que as ideias tem vida própria, reproduzem-se como material genético para sobreviver e precisam infectar o maior número possível de cérebros. Isto é a memética.
E se tudo que você percebe como produto de suas escolhas individuais, como por exemplo: o time de futebol que você torce a  estação de rádio que você sintoniza, o caminho do trabalho, o gosto musical, a  sua religião, a sua ideologia política, forem na verdade, uma  espécie de vírus mental? Então suas ideias seriam transmitidas por contágio.
 O tal do vírus da mente tem nome técnico: é o MEME que substitui aqui a palavra ideia. então as IDEIAS não regem as mais artificial das criações humanas? A Cultura. "A nossa cultura".

Os memes são replicantes. Ou seja, de acordo com a seleção natural  estes são capazes de copiar a si mesmos. Isto é, se tivermos sucesso como reprodutores .
Roberto Cavalli


O termo meme vem do grego mimene: imitação. O homem seguindo aos desígnios da informação. tudo o que é ensinado ou transmitido socialmente pode ser um meme.  A fórmula da Teoria da Relatividade - ( E=MC2 ), o logotipo da Coca Cola, os sonetos de Camões e as piadas do seu programa humorístico de tevê. Tudo é meme. Na visão dos memistas  mais radicais, tudo o que não está classificado como nossos genes deveria ser atribuído aos memes.



EPIDEMIAS CULTURAIS


A respeito da origem da palavra, o meme talvez seja  mais comparável  ao vírus que ao gene. 
A moda e certas febres de consumo, são talvez o mais evidente exemplo desse processo. 
E já apareceram distorções populares deste conceito como "dispor vários memes de maneira complexa e sedutora " - "O meme utiliza o que está ao seu alcance para se propagar".

NEM MORALMENTE ACEITÁVEL NEM CIENTIFICAMENTE CORRETO...
...ter sucesso infectando um grande número de de mentes; memes suicidas como o de Jim Jones, ou o pessoal do Templo Solar. Ou ainda, a indução de  jovens à guerra e ao consumo desregrado...
O meme ainda é uma hipótese. Ninguém, na realidade, foi ainda capaz de descobrir uma unidade de informação capaz de replicar a si mesmas, contagiando sucessivos cérebros com suas cópias. -  (mas os resultados deste fenômemo já está afetando a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário